O Enem e seus recursos de acessibilidade: garantindo a participação de todos os estudantes
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conhecido por suas características inovadoras e inclusivas, e os recursos de acessibilidade desempenham um papel fundamental nesse contexto. Com o objetivo de disponibilizar provas acessíveis a todos os participantes, é necessário pensar em soluções para mulheres grávidas, pessoas com limitações de mobilidade, deficiências auditivas, deficiências visuais e outros grupos. Além disso, o Enem permite o uso de nomes preferenciais para pessoas que desejam ser reconhecidas por sua identidade de gênero.
Para ter acesso a essas opções durante a prova, é necessário solicitar no momento da inscrição. Mas afinal, quem tem direito a esses recursos? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece em seu edital os grupos elegíveis para receber adaptações e recursos de acessibilidade no Enem. Esses grupos incluem baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiências físicas, deficiências auditivas, surdez, deficiências intelectuais (mentais), surdocegueira, dislexia, transtorno do déficit de atenção, transtorno do espectro autista , discalculia, mulheres grávidas, mulheres lactantes , estudantes idosos , estudantes em classes hospitalares e outras condições específicas. Também são contempladas as pessoas que se identificam com uma identidade de gênero diferente da designada ao nascer.
Com base nos diferentes grupos de necessidades especiais, são disponibilizados diversos recursos de acessibilidade no Enem. Para pessoas com deficiências visuais, além de poderem utilizar seus próprios materiais, como máquina de escrever em Braille e lupa eletrônica, podem também contar com o auxílio de um cão-guia. Já as pessoas com deficiências auditivas que utilizam aparelhos auditivos ou implantes cocleares precisam apenas informar seu uso na inscrição para evitar inspeções desnecessárias.
Outros recursos incluem canetas com tinta colorida para candidatos diagnosticados com transtorno do espectro autista (desde que tenham corpo transparente e usem tinta preta para marcar as respostas) e possibilidade de trazer acompanhante para mulheres lactantes, que poderão cuidar do bebê em uma sala separada durante a prova.
Além disso, são disponibilizadas provas em Braille, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), provas em vídeo traduzidas para a Libras, provas impressas ampliadas e superampliadas, folhas de respostas ampliadas (com tamanho de letra 18) e leitor de tela compatível com programas específicos.
Esses recursos garantem a participação de todos os estudantes no Enem, proporcionando condições adequadas e justas. O objetivo é que cada participante possa demonstrar todo o seu potencial durante a prova, independentemente das suas limitações ou singularidades.
Portanto, ao solicitar esses recursos no momento da inscrição, é possível garantir uma experiência inclusiva no Enem. Assegurar a igualdade de oportunidades é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e acolhedora, onde todos tenham a chance de alcançar os seus objetivos educacionais. O Enem, ao oferecer essas opções, cumpre um papel importante nesse processo.
Notícia: RELATÓRIO: Recursos de acessibilidade garantem prova inclusiva no Enem |
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O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conhecido por suas características inovadoras e inclusivas, e os recursos de acessibilidade desempenham um papel fundamental nesse contexto. |
Os recursos de acessibilidade garantem provas acessíveis a todos os participantes, incluindo mulheres grávidas, pessoas com limitações de mobilidade, deficiências auditivas, deficiências visuais e outros grupos. |
O Enem permite o uso de nomes preferenciais para pessoas que desejam ser reconhecidas por sua identidade de gênero. |
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece em seu edital os grupos elegíveis para receber adaptações e recursos de acessibilidade no Enem. |
Esses grupos incluem baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiências físicas, deficiências auditivas, surdez, deficiências intelectuais (mentais), surdocegueira, dislexia, transtorno do déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, mulheres grávidas, mulheres lactantes, estudantes idosos, estudantes em classes hospitalares e outras condições específicas. |
Recursos de acessibilidade disponíveis no Enem incluem o uso de materiais próprios para pessoas com deficiências visuais, como máquina de escrever em Braille e lupa eletrônica, e a possibilidade de trazer um cão-guia. |
Pessoas com deficiências auditivas que utilizam aparelhos auditivos ou implantes cocleares precisam apenas informar seu uso na inscrição. |
Há recursos específicos para candidatos diagnosticados com transtorno do espectro autista, como canetas com tinta colorida (desde que tenham corpo transparente e usem tinta preta para marcar as respostas). |
Mulheres lactantes podem trazer um acompanhante para cuidar do bebê em uma sala separada durante a prova. |
Outros recursos disponíveis incluem provas em Braille, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), provas em vídeo traduzidas para a Libras, provas impressas ampliadas e superampliadas, folhas de respostas ampliadas (com tamanho de letra 18) e leitor de tela compatível com programas específicos. |
Esses recursos garantem a participação de todos os estudantes no Enem, proporcionando condições adequadas e justas. |
Ao solicitar esses recursos no momento da inscrição, é possível garantir uma experiência inclusiva no Enem e assegurar a igualdade de oportunidades para todos os participantes. |
Com informações do site UOL.