Lei de Acessibilidade é aprovada em Caratinga para cooperativas de crédito e instituições bancárias
Caratinga, MG – Recentemente, uma nova lei foi aprovada em Caratinga com o objetivo de garantir a acessibilidade das pessoas em cooperativas de crédito e outras instituições bancárias. A legislação exige que esses estabelecimentos disponham de banheiros acessíveis e fontes de água para os clientes, visando proporcionar mais conforto e igualdade para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Após a aprovação da lei, três bancos com filiais na cidade – Banco do Brasil, CAIXA e Santander – foram questionados sobre as medidas adotadas para cumprir as exigências de acessibilidade.
O Banco do Brasil informou que a filial local está passando por um processo de reformas para se adequar aos requisitos, incluindo a disponibilização de dois banheiros adaptados para clientes, assim como duas fontes de água, uma em cada andar. Vale ressaltar que a Lei nº 3956/2023 concede um prazo de 180 dias para que as instituições se adaptem às novas normas. Durante o período de reformas, o atendimento ao cliente será realizado no segundo andar do banco.
Já a CAIXA informou que sua agência em Caratinga já possui banheiros acessíveis e fontes de água para os clientes utilizarem nas instalações. Além disso, estão ocorrendo procedimentos internos visando à substituição do elevador. O banco também reforçou seu compromisso com o atendimento equitativo, respeitando todas as leis vigentes. Para oferecer ainda mais comodidade aos clientes, a CAIXA disponibiliza diversos canais digitais e remotos, como o WhatsApp CAIXA, Internet Banking CAIXA e aplicativos específicos para diferentes serviços. Também é possível entrar em contato por telefone, inclusive com números exclusivos para pessoas com deficiência auditiva ou de fala.
Por fim, o Santander afirmou que ainda não recebeu notificação sobre essa lei específica em Caratinga. No entanto, ressaltou que cumpre rigorosamente todas as regulamentações de serviço público e que sempre respeita as leis de cada município onde atua.
Com a implementação dessas medidas, espera-se que a acessibilidade nas instituições bancárias de Caratinga seja ampliada, promovendo um ambiente mais inclusivo para todos os clientes. Os bancos estão comprometidos em garantir que suas instalações atendam às exigências legais e proporcionem acesso igualitário aos serviços oferecidos. Dessa forma, busca-se promover uma sociedade mais inclusiva e justa para todos.
Banco | Medidas Adotadas |
---|---|
Banco do Brasil | – Passando por reformas para se adequar aos requisitos – Disponibilizará dois banheiros adaptados para clientes – Duas fontes de água, uma em cada andar |
CAIXA | – Possui banheiros acessíveis e fontes de água – Procedimentos internos para substituição do elevador – Canais digitais e remotos para atendimento |
Santander | – Ainda não recebeu notificação sobre a lei específica – Cumpre regulamentações de serviço público e leis municipais |
Com informações do site Diário de Caratinga.