Mais de 200 bolsas de sangue são coletadas em campanha de doação na Cosanpa
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizou sua primeira campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Hemopa. A iniciativa, que aconteceu nos dias 16 e 17, contou com a participação de voluntários que compareceram à sede da empresa para realizar a doação. Ao todo, foram coletadas 272 bolsas de sangue, que serão destinadas aos pacientes da rede hospitalar pública do estado.
Campanha mobiliza voluntários em prol da doação de sangue
A campanha foi vista como uma oportunidade valiosa para os participantes, como destacou Carlos Lago, voluntário presente no evento. Ele ressalta que, apesar dos mitos e falta de informação, o processo de doação é simples e seguro, capaz de salvar vidas. A mobilização realizada em conjunto com instituições como a Cosanpa é fundamental para garantir o abastecimento dos estoques do banco de sangue da Hemopa.
Estrutura completa e acessibilidade para a campanha
A Fundação Hemopa trouxe uma estrutura completa para a campanha, incluindo um veículo móvel especialmente adaptado. Com 14 metros de comprimento e recursos modernos, o veículo permite até três mil extrações por mês, impactando positivamente nos serviços transfusionais oferecidos pelo estado. Essa iniciativa faz parte do projeto do Governo do Pará para descentralizar as coletas de sangue em parceria com a administração da Hemopa.
Uma grande vantagem desse novo veículo móvel é sua acessibilidade. Ele possui um elevador que permite o acesso fácil e confortável para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A inclusão é uma prioridade nessa unidade de coleta, proporcionando condições adequadas para os doadores realizarem o procedimento.
Requisitos e cuidados para a doação de sangue
É importante reforçar quais são os requisitos para quem deseja doar sangue. Os doadores devem apresentar um documento de identificação original com foto e assinatura, estar dentro da faixa etária entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilogramas, estar bem alimentado (sem necessidade de jejum) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Além disso, não é permitido consumir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação e é necessário respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de dois meses para homens e três meses para mulheres.
No contexto atual, relacionado à pandemia de Covid-19, algumas particularidades também são levadas em consideração. Aqueles que receberam a vacina Coronavac devem aguardar dois dias após cada dose para realizar a doação, enquanto para outras vacinas o prazo é de sete dias. Pessoas que tiveram a doença só podem doar sangue dez dias após a recuperação, e aqueles que tiveram contato com um caso diagnosticado devem esperar sete dias antes da doação.
Mais informações sobre a campanha e como realizar uma doação de sangue
Para aqueles interessados em obter mais informações sobre a campanha ou sobre como realizar uma doação de sangue, basta entrar em contato pelo número 0800 280 8118. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Notícia | Resumo |
---|---|
Relatório: Campanha de doação de sangue atrai voluntários na sede da empresa | A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizou sua primeira campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Hemopa. Foram coletadas 272 bolsas de sangue, que serão destinadas aos pacientes da rede hospitalar pública do estado. |
Com informações do site Agência Pará.