Escola da Serra promove aula de Língua Brasileira de Sinais
Na última quinta-feira, 17 de setembro, a Escola Estadual Antonio José Peixoto Miguel (EEEFM), situada na cidade de Serra, deu início ao projeto “Signos de Igualdade”, que teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma introdução básica à Língua Brasileira de Sinais (Libras) e criar oportunidades de comunicação entre os alunos surdos e seus colegas ouvintes.
A aluna Ana Karoliny Liuth Barbosa de Jesus, que é surda e enfrentava dificuldades para se comunicar com os demais estudantes, foi a inspiração por trás dessa iniciativa.
O projeto tinha como intenção fornecer meios efetivos de comunicação entre os participantes, visando promover a inclusão social na escola e garantir uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor para todos os alunos.
Durante as aulas, os estudantes aprenderam desde gestos básicos para interação com colegas surdos até a construção de frases mais complexas em Libras.
O entusiasmo dos estudantes com o início das atividades e interações foi evidente. Ana Karoliny expressou sua gratidão pela iniciativa afirmando: “Agora não me sentirei tão sozinha”.
Margareth do Carmo Medeiros, intérprete em Libras, enfatizou que projetos como este têm como objetivo eliminar barreiras na educação e incentivar todos a serem facilitadores no processo de comunicação. Nas palavras dela: “Transmitamos sons através de nossas mãos com amor”.
Giovanne Berger, assessor de Educação Especial da Secretaria de Educação (Sedu), destacou que a educação inclusiva se baseia em políticas públicas que buscam garantir acesso, frequência e aprendizado de qualidade para todos os estudantes, independentemente de suas habilidades físicas, intelectuais, linguísticas ou outras.
Ele ressaltou a importância de valorizar e respeitar as diferenças, atendendo às necessidades individuais e desenvolvendo o potencial de cada aluno como forma de garantir o direito à educação.
Berger acrescentou ainda que a Educação Especial é uma modalidade educativa que tem como objetivo fornecer atividades especializadas, recursos de acessibilidade e recursos pedagógicos complementares ou suplementares à educação regular dos alunos.
Com essas iniciativas, busca-se criar um ambiente educacional inclusivo e acolhedor, onde todos os estudantes tenham a oportunidade de aprender e se comunicar plenamente. O projeto “Signos de Igualdade” é uma demonstração do compromisso da escola em proporcionar uma educação equitativa para todos os seus alunos.
Data | Notícia |
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17 de setembro | A Escola Estadual Antonio José Peixoto Miguel (EEEFM) iniciou o projeto “Signos de Igualdade” para promover a comunicação entre alunos surdos e ouvintes. |
Objetivo | Proporcionar aos estudantes uma introdução básica à Língua Brasileira de Sinais (Libras) e criar oportunidades de comunicação inclusiva. |
Aluna inspiradora | Ana Karoliny Liuth Barbosa de Jesus, aluna surda que enfrentava dificuldades de comunicação. |
Atividades | Estudantes aprenderam desde gestos básicos até a construção de frases em Libras. |
Depoimento | Ana Karoliny expressou gratidão pela iniciativa: “Agora não me sentirei tão sozinha”. |
Importância | Eliminar barreiras na educação e promover a inclusão social. |
Objetivo da Educação Especial | Fornecer atividades especializadas e recursos pedagógicos complementares ou suplementares à educação regular dos alunos. |
Compromisso da escola | Proporcionar uma educação equitativa para todos os alunos. |
Com informações do site SEDU.