O projeto “Em Cena: Arte e Acessibilidade” estreia espetáculo ARVORE(SER)
A peça de teatro “ÁRVORE(SER) – Rita Pó”, que será apresentada na Pracinha da Cultura em Catalão, é o resultado do projeto “Em Cena: Arte e Acessibilidade”, realizado pela Associação de Pessoas com Deficiência de Catalão (ASPDEC).
A iniciativa promoveu oficinas que introduziram os participantes ao mundo das artes cênicas, culminando na produção e performance dessa peça inovadora. A peça aborda questões como feminicídio, abandono, dependência emocional, racismo e capacitismo, escolhidas pelos próprios participantes como temas relevantes a serem debatidos.
Após oito meses de estudo e treinamento, os membros do projeto narrarão a história de Rita Pó, um personagem importante da literatura catalã, cuja trágica história de amor se desenrola no topo do Morrinho de São João.
De acordo com Thiago Santana, diretor da peça, o curso introdutório de teatro trouxe grandes benefícios para os envolvidos. Além de superarem a timidez e aprimorarem suas habilidades físicas e vocais, o teatro se tornou um espaço de convivência onde construíram vínculos de confiança e desenvolveram uma forma melhorada de interação em grupo.
Para garantir maior acessibilidade comunicativa para pessoas com deficiências, as performances contarão com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e descrição em áudio. Isso permitirá que mais pessoas possam apreciar o espetáculo e se conectarem com a mensagem que está sendo transmitida.
As apresentações de “ÁRVORE(SER) – Rita Pó” acontecerão nos dias 14 e 15 de julho na Pracinha da Cultura, antigo CEU das Artes, localizado na Rua Araribá, número 75 – Parque Imperial, Catalão. A entrada é gratuita, sem cobrança de ingressos.
Essa iniciativa faz parte do projeto “Em Cena: Arte e Acessibilidade”, que recebe apoio do Programa Goyazes e patrocínio da John Deere. Além disso, a pesquisa, produção e performances da peça foram realizadas em colaboração com o Instituto Arte e Inclusão (INAI) e a Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
Diante dessa inovadora produção teatral protagonizada por indivíduos com deficiência, podemos reconhecer a importância da inclusão e do acesso à arte para todos os membros da sociedade. É gratificante ver projetos como esse proporcionando oportunidades únicas e criando um ambiente rico para o desenvolvimento artístico e humano dos participantes envolvidos.
Notícia |
---|
Peça de teatro “ÁRVORE(SER) – Rita Pó” será apresentada na Pracinha da Cultura em Catalão |
Projeto “Em Cena: Arte e Acessibilidade” promoveu oficinas de artes cênicas |
Peça aborda temas como feminicídio, abandono, racismo e capacitismo |
Performances contarão com tradução em Libras e descrição em áudio |
Apresentações nos dias 14 e 15 de julho na Pracinha da Cultura em Catalão |
Entrada gratuita |
Projeto recebe apoio do Programa Goyazes e patrocínio da John Deere |
Realizado em colaboração com o INAI e a UFCAT |
Iniciativa promove inclusão e acesso à arte para pessoas com deficiência |
Com informações do site zapcatalao.com.br.