Alunos com deficiência realizam apresentação sobre a Ponte do Rio Negro
Quinze alunos da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, em São Lázaro, Manaus, realizaram uma apresentação especial sobre a Ponte do Rio Negro. O projeto intitulado “Da Sala de Recursos Multifuncionais à Ponte do Rio Negro – Tecnologia e Acessibilidade” aconteceu no último dia 28 de julho.
As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços dentro das escolas que fazem parte do Departamento Estadual de Educação e Desportos Escolares. Nesses ambientes, os professores planejam e oferecem suporte individualizado aos alunos com deficiência, utilizando tecnologia e acessibilidade para auxiliá-los nas dificuldades que enfrentam.
Os quinze estudantes dessa sala em particular falaram sobre a história, construção e importância da Ponte do Rio Negro para o estado. Esses alunos são acompanhados pelo Departamento Estadual de Educação e Desportos Escolares e foram registrados durante a apresentação por Euzivaldo Queiroz.
Esse projeto sobre a Ponte do Rio Negro é o segundo realizado utilizando a Sala de Recursos Multifuncionais na escola Brigadeiro Camarão Telles. O primeiro projeto foi desenvolvido em 2022 com o tema da energia eólica.
O diretor da escola, Marcos Vinícius Meirelles, enfatizou a relevância dessas salas no processo de inclusão dos estudantes: “É absolutamente relevante. Os estudantes com deficiência possuem necessidades específicas; eles são verdadeiramente especiais porque têm habilidades que outros estudantes não possuem. Temos alunos que cantam, que são habilidosos em matemática, entre outras coisas, e eles se desenvolvem nessas salas. Todos nós saímos ganhando com essas atividades”, explicou o diretor.
As atividades relacionadas a esse projeto começaram em maio deste ano e incluíram reuniões, ensaios gerais e estudos temáticos. Os estudantes abordaram temas como a história da construção da ponte, questões de infraestrutura e a importância dessa estrutura para o estado.
O professor de Educação Especial, Aldean Pinheiro, criador do projeto, comentou sobre a escolha do tema e a rotina dos estudantes no desenvolvimento do trabalho: “O projeto foi preparado ao longo de três meses. No ano passado, falamos sobre energia eólica, mas essa não é uma estrutura presente na região Norte do Brasil. Então decidimos homenagear a Ponte do Rio Negro este ano por meio da apresentação dos estudantes autistas”, destacou o professor.
Emmanuelle Pinheiro, uma das alunas participantes, tem 13 anos e baixa visão. Ela está no sétimo ano do ensino fundamental e compartilhou como o projeto a ajudou a superar sua timidez ao falar em público: “Foi realmente bom participar. Sou muito tímida quando tenho que falar diante de uma plateia e o projeto me ajudou bastante nisso. Gostei muito de participar. Durante os nossos ensaios gerais praticávamos bastante e depois o professor fazia algo para nos deixar mais relaxados e menos nervosos. Eu não esperava esse tema, mas foi ótimo aprender sobre a Ponte”, disse Emmanuelle.
Essa iniciativa da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro evidencia o comprometimento com a inclusão dos alunos com deficiência, oferecendo-lhes um espaço dedicado para o desenvolvimento de suas habilidades e a realização de projetos significativos para a comunidade escolar.
Notícia | Data |
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Quinze alunos da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro realizaram uma apresentação especial no auditório da instituição. | 28 de julho |
As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços dentro das escolas que oferecem suporte individualizado aos alunos com deficiência, utilizando tecnologia e acessibilidade. | – |
Os estudantes falaram sobre a história, construção e importância da Ponte do Rio Negro para o estado. | – |
O projeto é o segundo realizado utilizando a Sala de Recursos Multifuncionais na escola Brigadeiro Camarão Telles. | – |
O diretor da escola enfatizou a relevância dessas salas no processo de inclusão dos estudantes. | – |
As atividades relacionadas ao projeto começaram em maio deste ano e incluíram reuniões, ensaios gerais e estudos temáticos. | – |
O professor de Educação Especial, Aldean Pinheiro, criador do projeto, comentou sobre a escolha do tema e a rotina dos estudantes no desenvolvimento do trabalho. | – |
Emmanuelle Pinheiro, uma das alunas participantes, compartilhou como o projeto a ajudou a superar sua timidez ao falar em público. | – |
A iniciativa da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro evidencia o comprometimento com a inclusão dos alunos com deficiência. | – |
Com informações do site informemanaus.com.