Líder da Iniciativa Liberal (IL) Madeira expressa preocupação com sistema deficiente de políticas habitacionais
O líder da Iniciativa Liberal (IL) Madeira, Nuno Morna, mostrou-se preocupado com o sistema deficiente de políticas habitacionais durante uma reunião com o Colégio de Arquitetos. Segundo ele, a falta de uniformidade na estrutura resulta em desigualdades no acesso ao mercado imobiliário, começando pelo processo de licenciamento.
Morna também ressaltou a necessidade de reavaliar as atividades e funções dos arquitetos, bem como a desregulamentação do mercado, que são motivos adicionais de preocupação. Ele questionou quem é responsável pela avaliação do “nível mínimo de segurança e qualidade dos serviços” mencionado no artigo.
Além disso, a IL destacou que os prazos para aprovação são longos e incertos, o que aumenta os custos habitacionais e apresenta riscos para investidores e incorporadoras. Morna enfatizou que essa lentidão afeta principalmente pequenos empresários e cooperativas habitacionais, que não podem esperar por licenças que podem levar anos para serem emitidas. Por outro lado, grandes incorporadores têm mais facilidade nesse processo.
A morosidade é atribuída à falta de recursos humanos e limitações financeiras nos municípios. Morna ressalta a necessidade de criar mecanismos para otimizar o sistema de licenciamento, facilitando o acesso a recursos humanos e garantindo um processo rápido e eficiente. O candidato da IL para o parlamento regional argumenta que aqueles encarregados de fiscalizar esses recursos devem ser responsabilizados por seu efetivo funcionamento.
Diante dessa real preocupação com o sistema deficiente de políticas habitacionais, medidas urgentes são necessárias para garantir igualdade de acesso ao mercado imobiliário. Otimizar o processo de licenciamento, garantir segurança e agilidade são elementos cruciais para tornar viável o desenvolvimento imobiliário para empresários e cooperativas menores, além de atrair investidores e incorporadoras.
É preciso refletir sobre quem deve ser responsável por realizar avaliações de segurança e qualidade dos serviços. Além disso, é necessário resolver as questões relacionadas à lentidão do processo, especialmente fornecendo mais recursos humanos e financeiros aos municípios. A implementação dessas medidas contribuirá para um mercado imobiliário mais justo e eficiente.
Resumo da Notícia |
---|
Líder da Iniciativa Liberal (IL) Madeira, Nuno Morna, expressa preocupação com sistema deficiente de políticas habitacionais |
Falta de uniformidade na estrutura resulta em desigualdades no acesso ao mercado imobiliário |
Prazos longos e incertos para aprovação aumentam custos habitacionais e apresentam riscos para investidores e incorporadoras |
Causa da morosidade é atribuída à falta de recursos humanos e limitações financeiras nos municípios |
Medidas urgentes são necessárias para garantir igualdade de acesso ao mercado imobiliário e otimizar o processo de licenciamento |
Com informações do site Diário de Notícias Madeira.