Estudantes de escolas em Laguna participam de sessão de contação de histórias inclusiva
Estudantes das instituições de ensino Almirante Lamego e Comendador Rocha, localizadas na cidade de Laguna, tiveram a oportunidade de participar de uma inspiradora sessão de contação de histórias com o objetivo de promover a inclusão.
O livro escolhido para essa atividade foi escrito em Braille, sistema tátil utilizado por pessoas com deficiência visual para leitura e escrita. Essa iniciativa faz parte do projeto intitulado “Mundo Percibido a través de las Manos – Entendiendo la Discapacidad Visual”, que busca incentivar o hábito da leitura e melhorar a integração das pessoas com deficiência visual na comunidade.
Idealizado pela bibliotecária Fabíola Eloy Scunderlick, criadora do projeto, há uma compreensão de que a falta de familiaridade e interação com pessoas com deficiências dificulta o entendimento sobre suas vidas. Através da demonstração concreta de como essas pessoas se adaptam à sua realidade, buscamos desenvolver compreensão e empatia em relação à forma como levam suas vidas. Isso nos permite enxergar seu ponto de vista e suas necessidades individuais, contribuindo para prevenir situações de bullying escolar.
A sessão começou com a leitura de um livro ilustrado em Braille e baixa visão chamado “Agora é minha vez – Entendendo a Deficiência Motora”, escrito por Manuel Filho. Para tornar essa experiência mais inclusiva, os estudantes foram convidados a utilizar máscaras e explorar as ilustrações através do sentido do tato para descobrir o conteúdo desse livro especial. Essa atividade permitiu que eles identificassem as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual e também se familiarizassem com uma tabela de Braille, um recurso usado para escrever nesse sistema.
Durante esse encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de manipular uma cópia em Braille sem ilustrações, sendo incentivados a experimentar o alfabeto ao escrever palavras utilizando essa tabela. Além disso, contaram com a presença de Sandra Matias Pinheiro Camilo, pessoa com deficiência visual que compartilhou sua história pessoal e os desafios que enfrenta diariamente. Ela também apresentou aos estudantes o sistema de escrita em Braille.
Através dessa experiência envolvente, foi criado um espaço para discutir a diversidade e destacar a importância de atitudes inclusivas em relação às pessoas com deficiências. É fundamental iniciar o processo de desenvolvimento das crianças através de conversas que abordem a diversidade, oferecendo exemplos concretos para que possam compreender o mundo de forma mais ampla. Isso implica em compreender as conexões entre si mesmas e o mundo ao seu redor.
O projeto “Mundo Percibido a través de las Manos – Entendiendo la Discapacidad Visual” visa não apenas incentivar o hábito da leitura e melhorar a integração das pessoas com deficiência visual na comunidade, mas também fomentar valores como compreensão e generosidade. Através dessas atividades inclusivas, espera-se promover uma sociedade mais consciente e empática, onde todos tenham igualdade de oportunidades e sejam respeitados em sua singularidade.
Notícia |
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Estudantes das instituições de ensino Almirante Lamego e Comendador Rocha, localizadas na cidade de Laguna, participaram de uma sessão de contação de histórias inclusiva. |
O livro escolhido para a atividade foi escrito em Braille, sistema tátil utilizado por pessoas com deficiência visual. |
A iniciativa faz parte do projeto “Mundo Percibido a través de las Manos – Entendiendo la Discapacidad Visual”, que busca incentivar o hábito da leitura e melhorar a integração das pessoas com deficiência visual na comunidade. |
A sessão começou com a leitura de um livro ilustrado em Braille chamado “Agora é minha vez – Entendendo a Deficiência Motora”. |
Os estudantes utilizaram máscaras e exploraram as ilustrações através do sentido do tato para descobrir o conteúdo do livro. |
Eles também tiveram a oportunidade de manipular uma cópia em Braille sem ilustrações e experimentar o alfabeto ao escrever palavras utilizando essa tabela. |
Sandra Matias Pinheiro Camilo, pessoa com deficiência visual, compartilhou sua história pessoal e apresentou o sistema de escrita em Braille. |
O projeto visa promover a diversidade, compreensão e generosidade, além de incentivar o hábito da leitura e melhorar a integração das pessoas com deficiência visual na comunidade. |
Com informações do site TV Brusque.