Inauguração do Complexo Arqueológico Nova Esperança em Olho D’Água do Casado
No próximo dia de terça-feira, a partir das 3 horas da tarde, ocorrerá a inauguração da nova estrutura de recepção de visitantes do Complexo Arqueológico Nova Esperança, localizado em Olho D’Água do Casado, cidade situada às margens do rio São Francisco, na divisa com Sergipe.
A iniciativa, liderada pela superintendência do Iphan em Alagoas, tem como objetivo proporcionar uma experiência mais inclusiva e acessível para os turistas interessados em conhecer esse sítio patrimonial repleto de evidências históricas da presença humana na região ao longo de milhares de anos, principalmente nas pinturas rupestres encontradas.
Essa cerimônia marca o encerramento do projeto de gestão dos sítios arqueológicos que compõem o complexo. O Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico investiu mais de R$ 985 mil desde 2020 nesse empreendimento.
No evento estarão presentes importantes figuras como o presidente do Iphan, Leandro Grass, o superintendente local Maicon Marcante, a diretora do Centro Nacional de Arqueologia, Jeanne Crespo, o prefeito José dos Santos de Olho D’água do Casado e outras autoridades políticas convidadas.
Vale ressaltar que essa conquista só foi possível graças à colaboração ativa da comunidade local. Além disso, o projeto também engloba atividades voltadas para o turismo cultural e sustentável, incentivando a economia criativa na região.
Por meio de oficinas de costura, artes visuais e culinária, os moradores do assentamento rural Nova Esperança foram capacitados para desenvolver produtos inspirados nas pinturas rupestres, promovendo uma maior conexão entre o patrimônio histórico local e as atividades econômicas da região.
Com essa nova estrutura de recepção mais acessível e inclusiva, espera-se que um número ainda maior de visitantes tenha a oportunidade de conhecer essa importante área arqueológica com traços culturais tão significativos. Essa iniciativa demonstra não apenas a preocupação em preservar o patrimônio histórico e artístico do país, mas também em promover a aproximação entre comunidades locais e turistas por meio da valorização da cultura local.
Data | Local | Participantes |
---|---|---|
Terça-feira | Complexo Arqueológico Nova Esperança, Olho D’Água do Casado | Presidente do Iphan, Superintendente local, Diretora do Centro Nacional de Arqueologia, Prefeito e outras autoridades políticas |
Com informações do site Correio Notícia.