Volta Redonda investe em programas de acessibilidade em Libras
A administração municipal de Volta Redonda está investindo em programas de acessibilidade na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em parceria com a empresa ‘Indica’ e as secretarias municipais de Educação (SME), Pessoas com Deficiência (SMPD) e Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).
Três projetos estão sendo disponibilizados na cidade: LabLibras, Indica Enem e a Competição de Matemática em Libras. Essas iniciativas têm como objetivo principal promover inclusão e educação.
O LabLibras é um aplicativo inovador no Brasil que utiliza gamificação e inteligência artificial para ensinar Libras. Tanto estudantes quanto professores do sistema escolar municipal, surdos ouvintes, terão acesso ao aplicativo até o final de 2023. O objetivo é que os alunos possam aprender Libras e se comunicar com pessoas surdas, enquanto as pessoas ouvintes também aprendam a língua portuguesa.
Outra iniciativa é o Indica Enem, que oferece aulas, exercícios e provas práticas inteiramente em Libras para os estudantes se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio. Esse programa conta com apoio da empresa Sandbox VR e está sendo implementado na Escola Professora Delce Horta Delgado no bairro Aterrado, onde o único aluno surdo matriculado no nono ano do ensino fundamental dentro do sistema municipal estuda.
Como parte desses projetos, a Indica organizará a Competição Brasileira de Matemática em Libras, que será a primeira competição científica totalmente voltada para participantes surdos, com utilização exclusiva da língua de sinais. A prova será realizada em outubro e estará disponível para alunos surdos de escolas públicas e privadas. A plataforma contará com perguntas gravadas em Libras, elaboradas por professores e intérpretes.
É importante destacar que esses projetos não são apenas adaptações, mas sim aulas desenvolvidas diretamente em Libras por professores bilíngues, fluentes na língua de sinais. O objetivo é permitir que os alunos compreendam melhor os conteúdos e obtenham melhores resultados em exames como o Enem. Além disso, os alunos terão acesso a aulas de Produção de Texto, informações e notícias recentes traduzidas para Libras no site do Indica Enem.
O Secretário de Educação e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, ressaltou que o objetivo do governo municipal é fornecer condições adequadas para que todos os residentes de Volta Redonda possam alcançar seus objetivos e aprimorar suas habilidades. A proposta é capacitar as pessoas com deficiência e promover cidadania e inclusão social através da educação.
Dessa forma, os programas LabLibras, Indica Enem e a Competição de Matemática em Libras representam um grande avanço na promoção da acessibilidade educacional em Volta Redonda. Essas iniciativas garantirão que estudantes surdos tenham igualdade de oportunidades no aprendizado, incentivando sua integração com os demais alunos e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
Programas de Acessibilidade em Volta Redonda | |
---|---|
LabLibras | Aplicativo inovador que utiliza gamificação e inteligência artificial para ensinar Libras |
Indica Enem | Oferece aulas, exercícios e provas práticas em Libras para preparação do ENEM |
Competição de Matemática em Libras | Primeira competição científica voltada para participantes surdos, com utilização exclusiva da língua de sinais |
Com informações do site O Dia.