Professor da rede municipal cria instrumento e dá aulas de piano com tábua e pedras decorativas para deficientes visuais
Comunicado de imprensa Arapiraca – Um professor de música e matemática da Escola Municipal de Artes de Arapiraca, chamado Leandro Teyller, conseguiu criar um dispositivo inovador que possibilita aos estudantes com deficiência visual aprender a tocar piano. Esse professor, conhecido por sua dedicação e criatividade, tem se empenhado em ampliar a inclusão musical na rede escolar municipal, buscando sempre por novas técnicas.
A criação consiste em um tabuleiro feito à mão com pedras e feijões colados que são organizados seguindo o formato braille. Esse dispositivo simula partituras com as principais notas musicais, permitindo que os estudantes possam ler com os pés e tocar as notas com as mãos.
Essa inventiva ferramenta foi apresentada no concurso LED, promovido pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, sendo destacada como uma das mais inovadoras. O professor revela que sua motivação para criar algo assim veio do desejo de proporcionar a mesma alegria de aprender música para pessoas com deficiências que não têm acesso a instrumentos adequados.
Um dos alunos beneficiados é José William, um jovem cego de 11 anos, que expressa uma sensação de realização ao finalmente conseguir tocar piano graças ao professor Leandro.
Seu colega e também professor Daniel Ferreira destaca a habilidade do professor Leandro Teyller quando se trata de inovação musical, afirmando que ele tem contribuído significativamente para a educação musical em Arapiraca.
A Escola Municipal de Artes tem funcionado como Centro de Apoio para Escolas em Tempo Integral desde sua inauguração em 2009, durante o segundo mandato do prefeito Luciano Barbosa. Recentemente, em outubro de 2021, o prédio da escola foi renovado e reativado, contando agora com modernas instalações que incluem um auditório e salas para balé, artes visuais e música, entre outros espaços dedicados às atividades artísticas e culturais dos jovens.
O professor Leandro aproveita a oportunidade para expressar seu agradecimento à direção da escola, representada por Eliane Rocha, pelo apoio ao seu projeto. Ele também destaca o apoio e incentivo dado pela administração do prefeito Luciano Barbosa nessa importante área da música.
Esse incrível desenvolvimento permitiu que estudantes com deficiência visual tivessem acesso à educação musical inclusiva de forma única e criativa. Com base na criação do dispositivo inovador do professor Leandro Teyller, é possível observar o impacto positivo que novas técnicas podem ter na área educacional, proporcionando uma oportunidade igualitária para todos os alunos interessados em aprender música. Esse exemplo inspirador deve ser celebrado como um passo significativo rumo à inclusão total nas escolas municipais de Arapiraca.
Notícia: Comunicado de imprensa Arapiraca |
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Um professor de música e matemática da Escola Municipal de Artes de Arapiraca, chamado Leandro Teyller, criou um dispositivo inovador para permitir que estudantes com deficiência visual aprendam a tocar piano. |
O dispositivo consiste em um tabuleiro feito à mão com pedras e feijões colados organizados em braille, simulando partituras com as principais notas musicais. |
A criação foi destacada como uma das mais inovadoras no concurso LED, promovido pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho. |
O professor Leandro Teyller busca ampliar a inclusão musical na rede escolar municipal, proporcionando a mesma alegria de aprender música para pessoas com deficiências. |
O dispositivo permitiu que um jovem cego de 11 anos, chamado José William, finalmente conseguisse tocar piano. |
O professor Leandro Teyller tem contribuído significativamente para a educação musical em Arapiraca, segundo seu colega Daniel Ferreira. |
A Escola Municipal de Artes de Arapiraca funciona como Centro de Apoio para Escolas em Tempo Integral desde 2009, contando com modernas instalações renovadas recentemente. |
O professor Leandro Teyller agradece à direção da escola e à administração do prefeito Luciano Barbosa pelo apoio ao seu projeto. |
Esse desenvolvimento permitiu a educação musical inclusiva para estudantes com deficiência visual, promovendo oportunidades igualitárias para todos os alunos interessados em aprender música. |
Esse exemplo inspirador é um passo significativo rumo à inclusão total nas escolas municipais de Arapiraca. |
Com informações do site Cada Minuto.