Projeto Acessibilidade no Parque conscientiza estudantes sobre inclusão e respeito às pessoas com deficiência
O projeto Acessibilidade no Parque, apoiado pelo Fundo de Apoio Cultural (FAC), concluiu sua última edição nesta semana no Gama, Distrito Federal. O objetivo do projeto foi conscientizar os estudantes de escolas públicas sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas com deficiência (PwD) de forma lúdica.
A narrativa escolhida para essa edição foi uma recriação do conto clássico ‘Celebração no Firmamento’. Através de representações teatrais, os artistas envolvidos no projeto contam aos estudantes essa versão adaptada, utilizando uma linguagem amigável. A ideia partiu da atriz Jarlene Maria, intérprete do palhaço Alegria, que superou sua paralisia cerebral desde a infância. Jarlene e os outros atores utilizam música, narração de histórias e teatro de marionetes para sensibilizar as crianças sobre a importância da acessibilidade.
Durante as apresentações, as crianças têm acesso a recursos adicionais como intérpretes de língua de sinais (Libras) e descrição sonora. Após cada espetáculo, elas recebem materiais educativos sobre inclusão e acessibilidade.
O projeto ofereceu gratuitamente cinco apresentações no Parque Castelinho, localizado na região oeste do Gama. Além disso, as escolas públicas da região receberam apoio para o transporte dos estudantes.
Com três edições já realizadas, o projeto tem sido muito positivo e bem-recebido pelos estudantes. Aproximadamente 200 estudantes têm a oportunidade de aprender sobre acessibilidade de forma leve e divertida.
A presença de Arlene Muniz, moradora do Gama e escritora focada no tema retratado em Acessibilidade no Parque, na apresentação final desta edição do projeto destaca a importância dessas iniciativas para que as crianças com deficiência possam se sentir incluídas e representadas.
Dessa forma, o projeto Acessibilidade no Parque, apoiado pelo FAC, cumpre seu papel ao oferecer uma experiência educativa e inclusiva para os estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. O uso de uma narrativa adaptada do conto ‘Celebração no Firmamento’, aliado a recursos como música, teatro de marionetes e materiais educativos, tem permitido que as crianças compreendam a importância da acessibilidade de forma lúdica. Essa iniciativa vem recebendo suporte positivo tanto dos estudantes quanto da comunidade local.
Notícia |
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O projeto Acessibilidade no Parque, apoiado pelo FAC, concluiu sua última edição nesta semana. |
O objetivo foi conscientizar os estudantes sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas com deficiência de forma lúdica. |
A narrativa escolhida para o projeto foi uma recriação do conto ‘Celebração no Firmamento’. |
Os artistas utilizaram representações teatrais, música, narração de histórias e teatro de marionetes para sensibilizar as crianças. |
As apresentações contaram com recursos adicionais como intérpretes de Libras e descrição sonora. |
Foram oferecidas cinco apresentações gratuitas no Parque Castelinho, com apoio no transporte dos estudantes. |
O projeto já realizou três edições e tem sido bem-recebido pelos estudantes. |
A presença da escritora Arlene Muniz na apresentação final destacou a importância da inclusão das crianças com deficiência. |
O projeto cumpre seu papel ao oferecer uma experiência educativa e inclusiva para os estudantes de escolas públicas do DF. |
Com informações do site Jornal de Brasília.