Projeto Histórias da Cor leva conhecimento da cultura africana para alunos de escola municipal
Um projeto inovador chamado Narrativas Tônicas está sendo implementado pela equipe educacional do Centro Municipal de Educação Infantil Waldeck Ornelas (CMEI), situado em Fazenda Grande I. O objetivo principal é incentivar o apreço pelas culturas africanas e indígenas entre os alunos.
Para atingir essa meta, o projeto oferece experiências literárias e acesso a renomados escritores negros, como Lázaro Ramos, Emicida, Kalipsa Brito e Nilma Lino. Através dessas vivências, os 168 estudantes envolvidos são empoderados para se verem como protagonistas e estabelecerem novas relações de identidade que valorizem suas próprias culturas.
A diretora da instituição, Aline Santos, destaca a importância de resgatar o conhecimento ancestral como forma de empoderar as gerações futuras. Ela ressalta que é essencial reconhecer que as pessoas negras têm seu espaço e geram impacto pelo mundo. Apesar dos desafios envolvidos em trabalhar com crianças pequenas, acredita-se que ao conseguir influenciar suas perspectivas pode-se moldar mentes para o futuro.
A vice-diretora e coordenadora do CMEI, Margareth Sousa, informa que o projeto surgiu a partir da identificação de “demandas identitárias” na escola. A intenção é encorajar as crianças a compartilharem essas discussões também em seus lares. Para facilitar esse processo, foi criada uma “mala viajante” contendo literatura afrodescendente para envolver as famílias nesse aprendizado.
Margareth Sousa acrescenta que a intenção era reestruturar o ambiente escolar, transformando-o em um espaço que respire e construa uma identidade que reflita seus povos. Dessa forma, a demanda identificada tornou-se um projeto consistente. O objetivo final é transformar a escola em um ambiente antirracista, mas cientes de que essa é uma tarefa complexa que requer tempo e persistência.
Em resumo, o Projeto Narrativas Tônicas desenvolvido pelo CMEI Waldeck Ornelas está promovendo o conhecimento das culturas africanas e indígenas entre os alunos. Através de atividades literárias e exposição a importantes escritores negros, os estudantes são empoderados para valorizar suas próprias culturas e construir uma nova relação de identidade. Além disso, o projeto visa envolver as famílias por meio de uma “mala viajante” contendo literatura afrodescendente. A equipe responsável enfatiza que essa iniciativa faz parte do esforço para transformar a escola em um ambiente antirracista, reconhecendo a importância tanto do conhecimento ancestral quanto da persistência nessa jornada educacional.
Projeto Narrativas Tônicas promove conhecimento da cultura africana em escolas públicas | |
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Objetivo: | Incentivar o apreço pelas culturas africanas e indígenas entre os alunos |
Atividades: | Experiências literárias e acesso a escritores negros renomados |
Envolvidos: | 168 estudantes |
Empoderamento: | Estudantes são incentivados a se verem como protagonistas e valorizarem suas próprias culturas |
Envolvimento das famílias: | “Mala viajante” com literatura afrodescendente |
Transformação da escola: | Esforço para tornar o ambiente escolar antirracista |
Com informações do site Prefeitura de Salvador.