Salvador possui 372 praças novas ou requalificadas pela Prefeitura nos últimos dez anos – Secretaria de Comunicação
A Prefeitura de Salvador divulgou um relatório que revela a construção e revitalização de 372 praças nos últimos dez anos. Esses espaços públicos têm como objetivo proporcionar áreas novas ou renovadas para socialização e diversão dos cidadãos, devolvendo a cidade aos seus habitantes. As praças foram desenvolvidas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman).
A construção e revitalização das praças em Salvador
As praças construídas ou renovadas levaram em consideração o espaço disponível e as solicitações dos moradores locais. Cada praça possui atrações como academias de saúde, áreas recreativas infantis, Casa do Tarzan, mesas de jogos, bancos resistentes ao vandalismo, parques para cachorros (parques caninos), peças decorativas, iluminação LED e paisagismo.
Importância da sustentabilidade e acessibilidade
De acordo com o presidente da Desal, Virgílio Daltro, os projetos dessas praças visaram a construção e melhoria de espaços de lazer e saúde levando em conta elementos como sustentabilidade e acessibilidade. A preocupação com aspectos urbanísticos e ambientais é evidente, tendo em vista que Salvador se tornou uma cidade verde com diversos cinturões verdes presentes nos espaços recreativos.
Em relação à acessibilidade, as calçadas públicas foram planejadas levando em consideração todos os aspectos necessários para que pessoas com deficiência possam transitar livremente. Foram incluídas pavimentações táteis, corrimãos, rampas, guias e balanços especiais para usuários de cadeiras de rodas com múltiplas deficiências. Esses equipamentos são fabricados pela Desal e instalados nas praças da cidade.
Preservação do meio ambiente e sustentabilidade
É importante ressaltar que todos os projetos de planejamento urbano foram estritamente regulamentados, considerando normas de segurança, acessibilidade e meio ambiente. A preservação das árvores e espécies nativas da Mata Atlântica ou biomas de restinga foi levada em alta consideração. A empresa utilizou replantio de árvores, como eucaliptos, para fazer cercas e outros equipamentos.
Além disso, a Desal se destaca por sua preocupação com a sustentabilidade. Os resíduos de construção são transformados em novos móveis. Entulhos, peças danificadas, blocos e azulejos são triturados e utilizados no preenchimento dos bancos das praças, criando peças individuais semelhantes ao Lego.
Exemplo de praça bem conservada
A Praça Lísio Xavier, localizada no bairro Colinas de Pituaçu, em São Marcos, é um exemplo notável de como a conservação dessas praças é fundamental para garantir um ambiente agradável aos frequentadores. Com uma academia de saúde, acessibilidade e iluminação em LED, a praça é limpa diariamente pelos agentes da Empresa Urbana de Limpeza de Salvador (Limpurb). Os moradores locais afirmam que a praça está muito bem cuidada e frequentam o local diariamente para aproveitar o sol e conversar com outras pessoas.
Conclusão
Em suma, as 372 praças recentemente construídas ou revitalizadas em Salvador proporcionam novos espaços públicos para socialização e diversão dos cidadãos. Esses projetos levaram em consideração aspectos urbanísticos, ambientais, de acessibilidade e sustentabilidade, visando a melhorar a qualidade de vida dos habitantes da cidade. As praças se tornaram parte fundamental da rotina diária da população, oferecendo opções de lazer e saúde ao ar livre.
Notícia: Relatório sobre as novas praças em Salvador |
---|
O texto relata a construção e revitalização de 372 praças pela prefeitura de Salvador nos últimos dez anos. |
As praças têm como objetivo proporcionar áreas novas ou renovadas para socialização e diversão dos cidadãos. |
Foram desenvolvidas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman). |
Cada praça possui atrações como academias de saúde, áreas recreativas infantis, parques para cachorros, entre outros. |
Os projetos visaram a construção de espaços de lazer e saúde levando em conta sustentabilidade e acessibilidade. |
As calçadas públicas foram planejadas levando em consideração a acessibilidade para pessoas com deficiência. |
Foram incluídas pavimentações táteis, corrimãos, rampas e balanços especiais para usuários de cadeiras de rodas. |
Todos os projetos foram regulamentados considerando normas de segurança, acessibilidade e meio ambiente. |
A preservação das árvores e espécies nativas foi levada em alta consideração. |
A empresa utiliza resíduos de construção para criar novos móveis e peças individuais semelhantes ao Lego. |
A conservação das praças é fundamental para garantir um ambiente agradável aos frequentadores. |
Exemplo notável é a Praça Lísio Xavier, no bairro Colinas de Pituaçu, em São Marcos, que conta com academia de saúde e acessibilidade. |
As praças se tornaram parte fundamental da rotina diária da população, oferecendo opções de lazer e saúde ao ar livre. |
Com informações do site Prefeitura Municipal do Salvador.