Novo Hamburgo investe em brinquedos adaptados para promover inclusão nas escolas municipais
Novo Hamburgo, 15 de março de 2023 – O Departamento de Educação (SMED) de Novo Hamburgo adquiriu brinquedos adaptados para crianças em cadeiras de rodas ou com limitações físicas, visando promover a inclusão e o desenvolvimento nas escolas municipais. A iniciativa busca melhorar os espaços físicos das escolas e garantir que mais crianças tenham acesso aos equipamentos.
Com base em pesquisas realizadas nas escolas municipais, foram adquiridos 20 brinquedos adaptados, incluindo balanços e carrosséis, projetados especificamente para atender às necessidades das crianças com mobilidade reduzida. Além disso, esses equipamentos são capazes de acomodar várias crianças ao mesmo tempo, promovendo a integração entre elas.
Jucimara Guimarães, coordenadora do setor Psicossocial e Inclusão, destaca que os espaços inclusivos com brinquedos adaptados proporcionam momentos de lazer, interação social e troca entre as crianças. Esse tipo de ambiente permite que todas as crianças brinquem juntas e se divirtam no mesmo lugar.
A instalação do balanço adaptado no pátio da Escola Municipal Francisco Xavier Kunst despertou grande interesse por parte dos estudantes. A diretora Cláudia Romero conversou com todas as turmas para explicar sobre o novo equipamento disponível na escola. Ela ressaltou a importância dessa aquisição, enfatizando que agora todas as crianças têm a oportunidade de desfrutar das brincadeiras juntas.
Uma aluna em particular está animada com a chegada do novo brinquedo. Larisa da Silva, de 6 anos e aluna do primeiro ano do ensino fundamental, agora pode balançar e convidar seus amigos para brincar com ela. Antes, ela apenas caminhava pelo pátio e participava de atividades adaptadas acompanhada por sua assistente Luisa Ramos. Larisa expressa sua felicidade ao compartilhar que gosta muito do seu balanço porque pode ir bem alto e brincar com seus colegas de classe.
Perguntada sobre a diferença entre o novo brinquedo e os outros já existentes na escola, Agatha Ferreira, colega de classe de Larisa, responde prontamente: “É que esse permite que duas pessoas brinquem ao mesmo tempo”. Essa resposta demonstra que para as crianças o mais importante é ter a oportunidade de brincar juntas, independentemente das diferenças nos equipamentos.
Essa iniciativa do Departamento de Educação (SMED) reflete o compromisso em proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para todos. Os resultados positivos dessas ações são visíveis nas expressões de felicidade das crianças enquanto desfrutam dos momentos especiais no pátio da escola.
Departamento de Educação de Novo Hamburgo promove inclusão nas escolas |
---|
O Departamento de Educação (SMED) de Novo Hamburgo tomou medidas importantes para promover a inclusão e o desenvolvimento das crianças nas escolas municipais. |
O SMED adquiriu brinquedos adaptados para crianças em cadeiras de rodas ou com limitações físicas, visando melhorar os espaços físicos das escolas e garantir que mais crianças tenham acesso aos equipamentos. |
Foram adquiridos 20 brinquedos adaptados, incluindo balanços e carrosséis, projetados especificamente para atender às necessidades das crianças com mobilidade reduzida. |
Esses equipamentos são capazes de acomodar várias crianças ao mesmo tempo, promovendo a integração entre elas. |
Os espaços inclusivos com brinquedos adaptados proporcionam momentos de lazer, interação social e troca entre as crianças, segundo Jucimara Guimarães, coordenadora do setor Psicossocial e Inclusão. |
A instalação do balanço adaptado no pátio da Escola Municipal Francisco Xavier Kunst despertou grande interesse por parte dos estudantes. |
A diretora Cláudia Romero ressaltou a importância dessa aquisição, enfatizando que agora todas as crianças têm a oportunidade de desfrutar das brincadeiras juntas. |
Larisa da Silva, aluna do primeiro ano do ensino fundamental, expressa sua felicidade ao compartilhar que gosta muito do seu balanço porque pode ir bem alto e brincar com seus colegas de classe. |
Agatha Ferreira destaca que o novo brinquedo permite que duas pessoas brinquem ao mesmo tempo, demonstrando que para as crianças o mais importante é ter a oportunidade de brincar juntas, independentemente das diferenças nos equipamentos. |
Essa iniciativa do Departamento de Educação (SMED) reflete o compromisso em proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para todos. |
Com informações do site Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.