O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais é reconhecido como segundo tribunal trabalhista mais sustentável do país
O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o segundo tribunal trabalhista mais sustentável do país, de acordo com o 7º Relatório de Sustentabilidade do Poder Judiciário. O índice de desempenho (IDS) do TRT-MG alcançou a marca de 82,6% em 2022, ficando atrás apenas do TRT-4.
Os resultados detalhados de todos os tribunais podem ser encontrados na página 29 do relatório divulgado pelo CNJ. No caso do TRT-MG, houve destaque positivo em diversas áreas. Primeiramente, o tribunal obteve excelentes resultados em termos de consumo de eletricidade, ocupando a primeira posição entre os tribunais de médio e grande porte. Além disso, conquistou a segunda posição em relação ao consumo de água e esgoto, também entre esses tribunais.
Outro ponto relevante é o compromisso com critérios sustentáveis na contratação de funcionários, resultando em altas taxas nessa área. Além disso, registrou baixo consumo per capita de água engarrafada. No que diz respeito à acessibilidade para pessoas com deficiência, o TRT-MG se destacou pelo bom percentual de funcionários capacitados nesse tema.
O Relatório de Sustentabilidade é uma iniciativa do Programa Judicial para o Meio Ambiente promovido pelo CNJ. Ele apresenta os resultados da responsabilidade socioambiental dos tribunais brasileiros e dos conselhos judiciais. Nesta edição, pela primeira vez, foram incluídos dados sobre acessibilidade. Portanto, é possível encontrar informações sobre a porcentagem de pessoas com deficiência, treinamentos nessa área e recursos de comunicação acessíveis.
O IDS é obtido através da combinação de diversos indicadores que permitem uma comparação objetiva entre os tribunais. Consumo de eletricidade, consumo de água, papel e copos descartáveis per capita, número de usuários por veículo e taxas de reciclagem de papel são alguns dos indicadores utilizados. O objetivo é criar um índice sintético capaz de avaliar os resultados conjunto desses indicadores e possibilitar uma comparação justa entre os tribunais.
O Relatório de Sustentabilidade foi divulgado durante o evento Poder Judiciário Sustentável realizado na sede do CNJ no dia 23 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho. A intenção era conscientizar o Poder Judiciário sobre as questões ambientais e promover a incorporação da agenda sustentável nas instituições judiciais.
Segundo Júnia Fernandes de Oliveira, da Seção de Sustentabilidade e Inclusão do TRT-MG, o tribunal tem demonstrado cada vez mais maturidade em relação à responsabilidade socioambiental. Isso pode ser observado nos Planos Logísticos Sustentáveis e nos Planos de Ação desenvolvidos nos últimos anos. O comprometimento do tribunal reflete a adesão aos objetivos sustentáveis da Agenda 2030.
Em resumo, o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais obteve destaque como segundo tribunal trabalhista mais sustentável do país, de acordo com o Relatório de Sustentabilidade do Poder Judiciário. Seu desempenho positivo engloba áreas como consumo de eletricidade, consumo de água, contratação sustentável e acessibilidade para pessoas com deficiência. O relatório faz parte de um programa do CNJ e visa criar um índice que possibilite a comparação objetiva entre os tribunais.
Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) | Destaque |
---|---|
Reconhecimento | Segundo tribunal trabalhista mais sustentável do país |
Desempenho | IDS de 82,6% em 2022 |
Resultados |
– Consumo de eletricidade: primeira posição entre tribunais de médio e grande porte – Consumo de água e esgoto: segunda posição entre tribunais de médio e grande porte – Contratação sustentável: altas taxas – Baixo consumo per capita de água engarrafada – Acessibilidade para pessoas com deficiência: bom percentual de funcionários capacitados |
Relatório de Sustentabilidade |
– Iniciativa do Programa Judicial para o Meio Ambiente do CNJ – Apresenta resultados da responsabilidade socioambiental dos tribunais – Inclui dados sobre acessibilidade pela primeira vez |
Índice de Desempenho (IDS) |
– Combinação de diversos indicadores – Permite comparação objetiva entre os tribunais |
Divulgação |
– Evento Poder Judiciário Sustentável no CNJ – Celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – Conscientização e promoção da agenda sustentável |
Comprometimento |
– Planos Logísticos Sustentáveis e Planos de Ação – Adesão aos objetivos sustentáveis da Agenda 2030 |
Com informações do site TRT-MG.